Museu da independência
O prédio foi construído para ser um museu e teve a sua inauguração em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da história paulista e do Brasil. Hoje tem como nome oficial: Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
O museu foi pensado para reforçar a história paulista dando ênfase ao bandeirantismo, por isso existem diversos monumentos grandiosos. A identidade paulistana precisava de um espaço, pois São Paulo tendia a crescer. Existe uma sala com o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, uma pintura feita em homenagem à proclamação da independência com muitos elementos fictícios, trazendo uma grande dimensão simbólica da proclamação da Independência.
A última reforma do museu foi feita em 2022 e junto com o reforço das estruturas e os recursos de acessibilidade, as obras foram restauradas. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 450.000 unidades entre objetos, iconografia e documentação textual do século 17 até meados do século 20, peças significativas para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista. Ele ainda desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.